Clube de Permuta

Empresa aposta em clube de permutas em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, dois empreendedores criaram uma franquia de Clube de Permutas, que reúne pequenas e grandes empresas, mas com uma novidade: elas não precisam trocar entre si.

Os empresários Paulo César Alkimim e Leonardo Bortoletto acharam uma maneira mais fácil de trazer de volta o velho escambo. Eles desenvolveram uma plataforma eletrônica de permutas. O negócio virou franquia e já tem 590 empresas associadas em 22 cidades brasileiras.

O maior clube fica em Belo Horizonte, com 186 integrantes e tudo muda de mãos: doces, joias, janelas, remédios, viagens e até imóveis.

A moeda da plataforma se chama “permutz”, que equivale a R$ 1 – uma referência de valor para todo associado. É dado um crédito inicial a todo mundo que entra depois de uma avaliação e a sacada do negócio é que a troca não precisa ser recíproca.

A partir do momento em que um associado ingressa no grupo, ele pode comprar de outras empresas e não precisa entregar de volta para quem vendeu o serviço. Um supermercado de Belo Horizonte, por exemplo, queria fazer um controle de pragas. A empresa da Simone Felício prestou o serviço. Já o Vinícius Aroeira, dono do mercado, forneceu seus produtos para vários associados do clube de trocas.

Paulo e Leonardo investiram R$ 500 mil para desenvolver e divulgar a plataforma e em quatro meses recuperaram o valor. Em cada permuta, os empresários da plataforma ganham 10% do valor do produto, esse valor, sim, é pago em dinheiro pelo fornecedor.

Para se associar do clube, é só por indicação e análise de crédito da franqueadora. Já para montar uma franquia do negócio, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O faturamento previsto é de R$ 35 mil por mês. Em seis anos, o clube fez trocas equivalentes a mais de R$ 70 milhões.

CLUBE DA PERMUTA
Alameda Oscar Niemeyer, 500 – 8º andar – Vale do Sereno
Belo Horizonte / MG – CEP: 34000-000
Site: www.clubedepermuta.com.br/